sexta-feira, 27 de julho de 2012

Mil toneladas de óleo são arrecadadas em lojas da Compesa

Pensando num mundo sustentável, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e as Indústrias ASA realizaram campanha para reduzir os problemas em relação ao lançamento do óleo de cozinha nas redes coletoras de esgoto. O resultado do projeto foi a coleta de mais de mil toneladas de
óleo de cozinha, em quatro anos. O material recolhido é totalmente reaproveitado pela ASA e serve de matéria-prima para a produção de sabão.

Lojas de atendimento da Compesa e mais 17 lojas da Região Metropolitana do Recife (RMR), de Gravatá, Caruaru e Tamandaré foram os locais onde os coletores foram instalados, além de 276 prédios e condomínios da RMR. Os síndicos de prédios com mais de 20 apartamentos podem participar da coleta. Para isso, devem procurar uma das lojas do cliente da Compesa que oferece o serviço e fazer o cadastramento, firmando compromisso com a ASA. Após o cadastro, a empresa irá instalar gratuitamente os coletores, que serão recolhidos periodicamente.

O material recolhido também gera renda para o Instituto Materno Infantil de Pernambuco (Imip): cada litro de óleo doado a ASA é revertido em recursos financeiros para o instituto.

A contribuição também pode ser feita de forma individual. Os interessados devem guardar em vasilhames o óleo utilizado em frituras e levar o material até uma das lojas participantes da campanha. “Quando os coletores estão cheios, avisamos à ASA, que providencia o transporte do material para a fábrica de sabão”, informa a assessora de Responsabilidade Social da Compesa, Fabíola Coelho.

Mais informações sobre o descarte do óleo podem ser obtidas através do telefone 0800 081 0195.

ÓLEO NAS PIAS - O despejo de óleo nas pias é responsável por 70% das solicitações de serviços de manutenção na rede coletora de esgoto da Compesa. Jogada nas tubulações, a gordura endurece, causa obstrução nas redes coletoras e problemas graves como os esgotos estourados nas vias
públicas e a degradação do meio ambiente.

Confira os endereços das lojas da Compesa que recolhem o óleo de cozinha:

Av. Cruz Cabugá – Santo Amaro – Recife
Av. Conselheiro Aguiar – Boa Viagem – Recife
Av. 11 de Agosto – Totó – Recife
Av. Saturnino de Brito – Cabanga – Recife
Rua da Aurora – Boa Vista – Recife
Rua Dr. José Maria – Encruzilhada – Recife
Praça Largo da Paz – Afogados – Recife
Av. Getúlio Vargas – Bairro Novo – Olinda
Av. Senador Salgado Filho – Centro – Paulista
Rua Pedro Celso Uchoa Cavalcante – Centro – Cabo de Santo Agostinho
Rua Beijupirá - Galeria Camaratuba – Porto de Galinhas – Ipojuca
Estrada da Batalha – Prazeres – Jaboatão dos Guararapes
Rua Joaquim Nabuco – São Lourenço – São Lourenço da Mata
Rua das Rosas – Centro – Camaragibe
Av. Gov. Agamenon Magalhães – Prado – Gravatá
Av. Frei Caneca – Centro – Caruaru
Rua Leopoldo Lins – Centro – Tamandaré

Fonte: http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/grande-recife/noticia/2012/07/26/mil-toneladas-de-oleo-sao-arrecadadas-em-lojas-da-compesa-357247.php

Colaborou: Sandra Dubeux - Gabinete Desemb. Pedro Paulo

O TRT6 também possui um programa especial para coleta do óleo de cozinha com a empresa Bulmerangue. Para participar, o magistrado ou servidor deverá coletar o óleo usado em casa em uma garrafa PET e colocar no coletor localizado próximo a entrada lateral do prédio anexo (edifício sede). A empresa também coleta o óleo usado do restaurante localizado no edifício sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, sugestões e críticas: