quinta-feira, 16 de junho de 2011

SERVIDORES TOMAM INICIATIVAS EM PROL DO MEIO AMBIENTE






Arte/Simone Duarte

Clique para ampliar foto
Sintonizados com as questões ambientais, diversos servidores têm oferecido cuidados sistemáticos com a reciclagem de materiais e o uso racional dos recursos da natureza. Ana Leal, servidora da vice-presidência, considera-se “uma das defensoras do planeta”. Desde que, há mais de uma década, a Prefeitura do Recife começou a usar coleta seletiva, mediante instalação de conteiners na rua, Ana vem reciclando o próprio lixo e há dois anos organiza a coleta seletiva no próprio condomínio. Para isso, acionou a Emlurb, que ministra conferência e exibe vídeos em prédios residenciais, mediante agendamento. Quanto à atuação no TRT6, a postura é a mesma: “Procuro fazer no ambiente de trabalho o que já faço na minha casa”.

 Outra iniciativa bem sucedida é a da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (CDP), que aboliu totalmente a utilização de copos descartáveis. Cada servidor tem, na própria mesa, ao alcance da mão, uma jarra e copo de vidro. Os dascartáveis lá não entram, de jeito nenhum. Sílvio Romero Pinto, lotado no Serviço de Pagamento de Pessoal (SPP), é outro colega que também mergulhou na causa do meio ambiente: vem ao trabalho de bicicleta e solicitou ao TRT a construção de um bicicletário, a fim de que os ciclistas tenham, como estímulo, todas as condições necessárias para continuar usando esse meio de transporte alternativo.

No âmbito das ações institucionais do TRT6, os recicláveis estão sendo repassados atualmente para a Cooperativa de Catadores Pro Recife. A escolha acontece mediante seleção que, conforme edital, prevê rotatividade de seis meses para cada beneficiário. O óleo de cozinha será recolhido pela empresa Bumerangue, de Jaboatão dos Guararapes. É a mesma que vem recolhendo o óleo do TRF, TRE e restaurante do TRT6. Os servidores devem trazer o óleo usado em garrafas PET, para depositá-las em um tambor de coleta, a ser instalado próximo aos demais depósitos de descartáveis. Quanto às pilhas usadas, já existem dois coletores no edifício-sede, e mais dois serão instalados no Edifício Sudene.


Fonte: Coordenação de Comunicação Social do TRT6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, sugestões e críticas: