sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

COOPERATIVA PRO-RECIFE ASSUME COLETA SELETIVA NO TRT6

A partir do mês de janeiro a Cooperativa Profissional de Catadores do Recife (PRO-Recife) assume a coleta dos resíduos recicláveis no TRT 6ª Região. Além do edifício sede, também serão coletados os resíduos recicláveis das Varas de Jaboatão do Guararapes, Olinda e Paulista. A previsão é ultrapassarmos as 4 toneladas de material reciclado nos próximos 6 meses.


A Cooperativa PRO-Recife, constituída em abril de 2006, é originalmente formada por catadores de lixo da comunidade do Caranguejo Tabaiares, localizada no bairro de Afogados, na Beira-Mangue do Recife. O objetivo da cooperativa é organizar e capacitar catadores para que se tornem referência em serviços profissionais de coleta seletiva de materiais recicláveis e na geração de trabalho e renda. A iniciativa está legitimando a atividade dos catadores para fins de inclusão social, transformando lixo em trabalho digno para muitas pessoas. Atualmente a PRO-Recife possui 30 cooperados, que conseguem obter um redimento médio de aproximadamente 1 salário mínimo com o trabalho realizado.

Com a PRO-Recife fechamos um ciclo iniciado em dezembro de 2009, quando foram selecionadas 5 cooperativas e associações de catadores que se alternaram para receber semestralmente os resíduos recicláveis produzidos pelo Tribunal. A expectativa é realizarmos um novo processo seletivo durante o primeiro semestre para definir as próximas parcerias, observando o disposto no Decreto 5.940/2006.

Para quem quizer conhecer melhor a PRO-Recife, adicionamos na nossa seção LINKS IMPORTANTES o Blog O CATADOR, criado pela organização para divulgar o seu trabalho, trocar idéias e para que a sociedade reconheça e se junte na luta contra o desperdício de material e a limpeza do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, sugestões e críticas: