quarta-feira, 23 de março de 2011

GRUPO CORAÇÃO DA MATA PROMOVE AÇÃO VOLUNTÁRIA EM OLINDA

É um grupo de amigos que se propõe a  cuidar da nossa natureza.   Fazemos parte de uma ação em cadeia que une pessoas e povos diante de um objetivo comum: Preservar (ou Garantir) qualidade de vida ao nosso redor e no nosso planeta.
Realizamos ações voluntárias na região metropolitana do Recife, de plantio de árvores da flora local, acompanhando o seu desenvolvimento para a recuperação da cobertura vegetal em áreas públicas ou privadas que tenham significado.    De modo a favorecer uma melhor qualidade do ar, do clima, da permeabilidade dos solos, recuperando condições para a fauna urbana (pássaros...) e embelezar nosso bairro e cidade.
A educação ambiental é um outro enfoque para ampliar atingir, sensibilizar e ampliar a rede junto a população local, escolas, simpatizantes etc.
Atuamos em parceria com órgãos públicos, privados, ONGs e organizações locais para ampliar os desdobramentos e a repercussão das nossas iniciativas, bem como a obtenção de material (mudas, adubo, estacas etc.) e apoio técnico (agronômico e educacional).

Fazemos mutirões para plantios e manejos de mudas como forma de sensibilizar as pessoas, que ganham uma oportunidade de retribuir à mãe natureza essa vida maravilhosa que dispomos. O mutirão une a comunidade e faz a tarefa mais agradável e alegre. Essas são as retribuições que temos para dar aos voluntários.
Atualmente estamos reflorestando uma área do Mosteiro de São Bento em Olinda.  O sitio histórico vem sofrendo de degradação através do fogo, perda da cobertura vegetal pelo envelhecimento etc.  Nossa atuação tem a função de proteger o patrimônio histórico,  através da contenção natural da encosta do morro,  da urbanização no entorno, poluição do ar e sonora e à proteção do solo.   Para preservarmos o patrimônio, é necessário a proteção desse sitio.   Nosso propósito é recuperar a cobertura vegetal com mudas da Mata Atlântica e ajudar a encontrar soluções para questões ambientais conexas, como o lixo, fogo etc.

Nosso enfoque de atuação é o acompanhamento das mudas plantadas. Mais importante que o número de mudas plantadas é a atenção dedicada a cada muda, para que possa ter um bom desenvolvimento. Árvores são seres que dão sustentação a toda uma cadeia de vida. Elas são o coração da mata.

OS SERVIDORES E MAGISTRADOS INTERESSADOS EM PARTICIPAR DESSA AÇÃO VOLUNTÁRIA EM OLINDA NO PRÓXIMO DIA 26/03/2011, PODEM FAZER CONTATO COM A COMISSÃO SOCIOAMBIENTAL POR TELEFONE (21292249) OU POR E-MAIL: socioambiental@trt6.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, sugestões e críticas: