quarta-feira, 21 de setembro de 2011

21 DE SETEMBRO, DIA DA ÁRVORE

O Dia da Árvore é comemorado nesta quarta-feira, dia 21 de setembro, e você sabe quais são as árvores mais comuns na paisagem recifense?

A engenheira florestal Isabelle Maunier, professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), conversou com o NE10 e nos contou quais os tipos de árvores mais encontrados na nossa cidade e onde eles podem ser vistos.

Entre as árvores mais antigas, ao contrário do que muita gente pensa, as espécies exóticas são as mais comuns. Elas são chamadas assim, exóticas, porque foram trazidas de outras partes do mundo ou mesmo do Brasil, especialmente durante o processo de colonização do País. É o caso dos conhecidos pés de manga, de jaca, jambo, azeitonas roxas e fruta-pão.

Já entre as árvores de praças e ruas, predominam as que não dão frutos. Nas áreas mais antigas da cidade, como no bairro da Boa Vista, podemos ver muitos oitizeiros, que são nativas da região. No Cais Zé Mariano, no Centro do Recife, e no bairro da Torre, os ficus benjamina, que chegaram ao Recife no século 19, são uma das espécies mais encontradas.

A sibipuruna, que lembra o pau-brasil, é muito vista no bairro do Espinheiro, e as castanholas, que se adaptam bem a locais com solos e ventos mais salinos, são muito vistas no bairro de Boa Viagem.

Enquanto isso, nas áreas mais novas da cidade, o paudarco rosa, também conhecido como ipê roxo, e a palmeira imperial, têm sido as espécies mais utilizadas para embelezar a paisagem.

Se você quiser aproveitar este Dia da Árvore para conhecer uma grande variedade de espécies, o Parque da Jaqueira, localizado no bairro da Jaqueira, é uma ótima opção de passeio. Ele é um dos sete parques urbanos do Recife e o que tem a maior diversidade de árvores, como o espinheiro, o sombreiro, a jaqueira, o flamboyan, a palmeira, a casuarina, o chichá, a ficus elastica e o arbusto espirradeira e chapéu de napoleão. Ao todo, são 68 diferentes tipos de árvores encontrados no parque.

Já na Praça de Casa Forte, no bairro de mesmo nome, é possível encontrar algumas árvores raras, como o pau-mulato, a andiroba e o abricó de macaco.

CURIOSIDADE - Apesar de celebrarmos o Dia da Árvore neste dia 21, a comemoração foi definida nesta data apenas para as regiões Sul e Sudeste do Brasil. No Norte e Nordeste, o correto é comemorarmos a Festa Anual da Árvore, na última semana de março. Essas duas festividades foram criadas em 1965, através de um decreto presidencial, e têm datas tão distintas por contas das diferenças entre os climas das região Norte e Nordeste em relação ao Sul e Sudeste brasileiros.

A professora da URFPE Isabelle Maunier conta que a escolha do mês de março para a data das comemorações no Nordeste têm a ver com o período das chuvas nos estados da região. É nessa época, por exemplo, que os agricultores plantam o milho que será colhido para o período junino.

Publicado em 20.09.2011, às 18h51

Fonte: NE10

Colaborou: Sandra Dubeux - Gab. Desembargador Nelson Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, sugestões e críticas: