segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pernambuco recebe Congresso Mundial da Água, até a próxima quinta-feira

Evento acontece na América do Sul pela primeira vez; cerca de 800 participantes estão sendo esperados

Da Redação do pe360graus.com

Gerenciamento adaptativo da água; recursos hídricos e mudança global; governança e as leis da água; sistemas de conhecimento: esses são os quatro principais temas discutidos no Congresso Mundial da Água (World Water Congress), que tem abertura oficial neste domingo, mas cuja programação técnica vai desta segunda (26) até a quinta-feira (29), em Porto de Galinhas, litoral sul de Pernambuco.

É a primeira vez que esse evento, realizado pela Associação Internacional de Recursos Hídricos (IWRA, na sigla em inglês), acontece na América do Sul. O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE/PE), e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) também participam da organização.

Pesquisadores e estudiosos de todas as partes do mundo vão discutir, nas sessões plenárias, o desenvolvimento sustentável, a utilização de serviços ambientais, os impactos das mudanças climáticas no uso da água para produção de alimentos, a gestão dos recursos hídricos e a segurança energética, o controle da poluição hídrica, o direito humano à água, as inovações para o gerenciamento adaptativo da água, entre outros assuntos.

Cerca de 800 participantes estão previstos nesta edição do evento, que acontece a cada três anos. "Fazer um bom gerenciamento da água virou uma preocupação global, como mostra essa reunião de técnicos, gestores e pesquisadores vindos de tantas partes do mundo", afirma o secretário executivo de Recursos Hídricos e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), José Almir Cirilo, no material de divulgação do congresso.

Junto ao Congresso Mundial da Água acontece, simultaneamente, a décima edição do Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Oficial Portuguesa (Silusba), evento bianual que reúne países lusófonos.

Todas as atividades desta que é a décima quarta edição do Congresso Mundial da Água acontecem no Enotel Resort, em Porto de Galinhas, Ipojuca,
no Grande Recife.

http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/agua/2011/09/25/NWS,539360,4,69,NOTICIAS,766-PERNAMBUCO-RECEBE-CONGRESSO-MUNDIAL-AGUA-PROXIMA-QUINTA-FEIRA.aspx

Fonte: PE360graus

Colaborou: Sandra Dubeux - Gab. Desemb. Nelson Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, sugestões e críticas: