segunda-feira, 12 de setembro de 2011

PARTICIPE DO DIA MUNDIAL SEM CARRO NO TRT6


O dia mundial sem carro foi criado como forma de reflexão sobre a poluição do meio ambiente e como podemos buscar soluções para o transporte dos grandes centros urbanos, mostrando para a população que existem outras formas de se locomover.

A ideia do “Car Free Day” foi criada na França e entrou em ação no ano de 1998, sendo adotada por trinta e cinco cidades do país. Rapidamente a ideia foi difundida em vários países da Europa e outros continentes.

O objetivo da comemoração é de que o dia 22 de setembro seja um manifesto contra a poluição ambiental e os problemas que o dióxido de carbono (CO2) tem trazido para a camada de ozônio, o efeito estufa, poluição do ar, doenças respiratórias, poluição sonora, irritabilidade, acidentes com mortes, etc.

Três anos depois, surgiram no Brasil as primeiras manifestações de adesão ao manifesto, chegando ao número de cem cidades engajadas na ação. Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Natal, Belém e Campo Grande são algumas delas.

Esse ano o TRT6, por meio da Comissão Permanente de Responsabilidade Socioambiental, resolveu aderir a essa campanha e convida a todos os servidores e magistrados a deixarem seus carros e motos na garagem no próximo dia 22 de setembro. 

Poderemos nesse dia experimentar outros meios de transporte como vir a pé, de bicicleta ou de transporte coletivo (ônibus ou metrô). Caso seja indispensável o uso do automóvel, sugerimos que sejam adotadas as caronas solidárias como alternativa, de modo a diminuir a quantidade de carros. Em cada Setor ou Vara do Trabalho pode-se estabelecer previamente colegas que se disponham a dar carona, cobrindo-se determinadas rotas de deslocamento até o local de trabalho.

Convidamos aqueles que quizerem aderir a esse movimento a registrarem suas experiências por meio de fotos ou de um texto escrito para que possamos divulgar aqui em nosso Blog. Receberemos os registros das experiências pelo e-mail trt6socioambiental@gmail.com . Aqueles que quizerem enviar algum registro da fase preparatória, sintam-se a vontade para enviá-los, que também iremos divulgar.

Até o dia 22 de setembro, vamos publicar aqui no Blog matérias sobre o assunto e você poderá começar participando da nossa enquete (ao lado), fazer cometários e acompanhar também as notícias sobre o assunto na web.

É preciso enxergar que pequenas ações podem transformar o mundo. Vamos esvaziar os estacionamento do TRT6 em todo o Estado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, sugestões e críticas: