terça-feira, 4 de outubro de 2011

TRT6 INICIA PROJETO PARA USO RACIONAL DA ENERGIA, ÁGUA E PAPEL

A administração pública é uma das grandes consumidoras e usuárias de recursos naturais, gerando em suas atividades impactos socioambientais negativos. Diariamente a atividade pública consome grandes quantidades de energia elétrica, água, papel e outros insumos que precisam ser utilizados de maneira racional e eficiente, de modo a reduzir o desperdício dos recuros naturais e dos bens públicos. É nesse contexto que se insere o Poder Judiciário e mais especificamente a Justiça do Trabalho.

Nessa perspectiva, foi aprovado na última Reunião de Avaliação Estratégica (RAE) o projeto prioritário N.º 21 , cujo  objetivo é, até o ano de 2015, reduzir em pelo menos 4,5% o consumo per capita de energia e água e em pelo menos 15% o de papel nas unidades administrativas e judiciárias do TRT 6ª Região. O projeto será coordenado pela Comissão Permanente de Responsabilidade Socioambiental e pela Secretaria Administrativa.

Para o atingimento desses objetivos serão realizadas, entre outras, as seguintes ações:
l
    1. Levantamento do consumo de energia, água e papel (A4);
    2. Adequação dos contratos de fornecimento de energia às demandas do TRT6;
    3. Instituição da Comissão de Acompanhamento e Orientação ao Consumo Racional desses insumos;
    4. Realização de campanha educativa junto ao público interno e usuários do TRT6;
    5. Elaboração do Plano de Ação por unidade administrativa e judiciária;
    6. Instalação de equipamentos para redução do consumo.

    A participação dos magistrados, servidores, estagiários e tercerizados será fundamental para o sucesso do projeto, tendo em vista que o uso racional requer uma mudança de atitude no padrão de utilização desses insumos. Pretende-se também um enfoque especial junto aos advogados que militam na Justiça do Trabalho, já que o E-Doc é atualmente uma das principais fontes de consumo de papel no TRT6.

    Para estimular essa mudança de comportamento será criado um raking positivo das unidades administrativas e judiciárias que mais se destacarem na racionalização de energia, água e papel. Além da realização palestras com especialistas, distribuição de material educativo, confecção de adesivos para lembrar o horário para o desligamento dos equipamentos de ar condicionado, entre outras.

    Gostaríamos muito de saber o que os magistrados e servidores pensam sobre o assunto e pudéssemos interagir a partir do Blog TRT6 SOCIOAMBIENTAL. Deixe seus comentários ou mande um e-mail para socioambiental@trt6.jus.br .

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe aqui seus comentários, sugestões e críticas: