segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Celpe assina convênio para produzir energia solar em Noronha

 Grupo Neoenergia, por meio da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), implantará os primeiros painéis de geração de energia solar fotovoltaica conectados à rede elétrica da Ilha de Fernando de Noronha. A concessionária irá instalar as placas solares no arquipélago, em 2012, em parceria com o Comando da Aeronáutica. No total serão investidos cerca de R$ 5 milhões no projeto de energia renovável. A ação integra o Programa de Eficiência Energética, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A assinatura do convênio aconteceu, nesta segunda-feira (26), no auditório do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), no Rio de Janeiro.

Os painéis solares fotovoltaicos serão instalados em uma área de aproximadamente seis mil metros quadrados pertencente à Aeronáutica, no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fernando de Noronha (DTCEA-FN), Unidade subordinada ao Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III). O sistema terá capacidade de gerar 400 kWp (kilowatt-pico), com expectativa de geração anual de 600 MWh, o que significa cerca de 6% do consumo da ilha. Todo o
processo de geração de energia será acompanhado de perto por especialistas durante um ano. A intenção é monitorar todo o sistema nos primeiros 12 meses para identificar possíveis falhas ou pontos em que podem ser aprimorados.

“Queremos estimular o desenvolvimento e aplicação dessa nova tecnologia na Ilha e contribuir para a preservação do meio ambiente”, afirma o presidente do Grupo Neoenergia, Marcelo Corrêa.

Para o Comandante do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), Coronel-Aviador João Batista Oliveira Xavier, tal parceria é importante para o CINDACTA III, uma vez que envolve o início do processo de mudança da matriz energética da Ilha de Fernando de Noronha. “O fato se reveste de especial importância visto que este Centro valoriza a consciência socioambiental em sua área de responsabilidade”, afirmou.

Com apoio da Agência de Cooperação Alemã (GIZ) e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), a companhia está realizando o estudo de conexão da energia solar fotovoltaico ao sistema isolado da ilha, atualmente suprido com geração a diesel.

MAIS PROJETO – Além da geração solar, a Celpe assinou convênio com o Governo de Pernambuco para a eficientização dos prédios públicos de Fernando de Noronha, a ação diminuirá em quase 10% o consumo anual de óleo diesel utilizado na geração energética na ilha. Os prédios beneficiados
com os novos equipamentos serão o Palácio São Miguel, sede administrativa do arquipélago, a TV Golfinho, a Creche Bem Me Quer, o Hotel de Trânsito e o Hospital São Lucas. Áreas públicas como o Porto Santo Antônio e a Praça Flamboyant também serão contempladas. Serão investidos cerca de R$ 650 mil na compra, transporte e instalação dos equipamentos.

A meta da concessionária é substituir lâmpadas, condicionadores de ar e refrigeradores com alto consumo de energia para instalar novos sistemas de iluminação, com a tecnologia LED (Diodo Emissor de Luz) e aparelhos com Selo Procel de economia. Por meio dessas substituições serão economizadas
97,7 MWh/ano e a demanda na ponta será reduzida em 32,05 kW.

As lâmpadas de LED, de 10W e 20W, serão instaladas em luminárias onde antes existiam fluorescentes tubulares, de 20W e 40W. Na área do Porto de Fernando de Noronha, as lâmpadas incandescentes também serão trocadas por luminárias com tecnologia LED. Na Praça Flamboyant, haverá substituição
dos refletores.

As ações fazem parte do planejamento da Celpe visando tornar a Ilha de Fernando de Noronha mais sustentável. Os projetos de Eficiência Energética da Celpe representam uma redução anual superior a 200 mil litros no consumo de óleo diesel no arquipélago.

ILHA EFICIENTE – Esta não é a primeira vez que a Celpe realiza um projeto de eficiência energética em Fernando de Noronha. Em 2009, a concessionária promoveu a substituição dos chuveiros elétricos das pousadas e do Centro Golfinho Rotador pelo sistema de aquecimento solar. No ano passado, foram
doados cerca de cem refrigeradores novos e com Selo Procel de economia de energia para os clientes de baixa renda residentes no arquipélago.

Fonte: Jornal do Commércio - Blog do Jamildo - 26/12/2011

Colaborou: Sandra Dubeux - Gab. Desembargador Nelson Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, sugestões e críticas: