segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Cinema para despertar o interesse da população sobre tema ambiental

Usar a linguagem do cinema para aproximar a população do debate sobre a preservação da natureza e as mudanças climáticas. Essa é a ideia do FICA RECIFE – Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás, que aporta na capital pernambucana, a partir deste domingo (17) e segue até a próxima quinta (21). Patrocinado pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o evento realizará exibições gratuitas no Cinema São Luiz, no Jardim Botânico e no Parque 13 de Maio. Na programação, estão as películas vencedoras do FICA 2013, nas categorias média e curta metragem, ficção, animação e documentário, além de alguns filmes locais.

A mostra será a primeira edição local do FICA, que tem a produção assinada pelo arquiteto e ambientalista Marcelo Bione e pelo escritório pernambucano O Norte Oficina de Criação. A abertura do evento acontecerá neste domingo (17), com exibição única no Parque 13 de Maio, na área central da cidade. Lá, a sessão será das 17h30 às 19h30 e o público assistirá aos filmes “A Galinha que Burlou o Sistema” (curta); “Dona Romana e o Grande Eixo da Terra” (documentário); “A Onda Traz, o Vento Leva” (documentário); e “Destimação” (animação).

Bione destaca a importância de utilizar o cinema como um instrumento de conscientização e não só de entretenimento. “Além de divulgar os filmes, que tratam de questões importantíssimas, o FICA tem como objetivo fomentar a produção desse tipo de conteúdo no cinema local, aumentando também o debate sobre as temáticas socioambientais”, explica. Dessa forma, durante a semana, antes de iniciar a exibição das obras, está previsto um bate-papo com público sobre os filmes a serem vistos e sobre temática ambiental a partir de uma ótica local.

Para a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa, o festival é uma oportunidade de levar o tema ambiental para mais perto das pessoas. “Hoje, o debate sobre a preservação da natureza e o aquecimento global traz, na maioria das vezes, uma linguagem distante do público e da realidade das pessoas. O cinema é uma paixão popular e pode levar a importância dessas discussões de forma mais compreensível para todos. E pode ir além, despertando o interesse por um comportamento mais sustentável no dia a dia dos recifenses”, frisa.

De segunda até o dia 21, haverá sessões especiais na sede do Jardim Botânico do Recife (Curado), para estudantes da rede municipal de ensino, durante as manhãs. No mesmo período, o FICA Recife vai projetar, no Cinema São Luiz, os filmes “Louceiras”, “Wind of Change”, “A Galinha que Burlou o Sistema”, “I Morti di Alos”, “Orto Bello – Primo Concorso di Belezza per Orti”, “Dona Romana e o Grande Eixo da Terra”, “Zevel Tov”, “Sanã”, “No Fundo Nem Tudo é Memória”, “A Onda Traz o Vento Leva”, “Simulacrum Praecipii” e “Destimação”. As sessões acontecem das 14h30 às 16h e das 19h às 21h.

FICA Goiás (Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás) – Iniciado em 1999 na cidade de Goiás, o festival é atualmente um dos mais importantes acontecimentos do calendário cinematográfico ambiental mundial, tornando-se uma verdadeira plataforma de importantes discussões sobre o meio ambiente. Mesmo sendo gratuito ao público, o FICA é o festival com maior premiação da América Latina, o que garante uma grande concorrência na qualidade das obras audiovisuais de longa, média e curta metragem, de ficção, de animação ou documentário, todas com temática ambiental.

Confira a PROGRAMAÇÃO FICA 2013.

Sinopses

Longa

1. No Fundo Nem Tudo é Memória (Deep Inside is not All Memory, BRASIL-MG, 2012) – O filme traz a história de um narrador-personagem que revela possuir um sonho, um sonho de infância, o sonho de construir uma cidade. A sua cidade. Em seu caminho, ele se depara com a cidade velha de Nova Ponte, que foi consumida pelas águas para dar lugar ao lago de uma usina hidrelétrica.

2. Zevel Trov (Good Garbage, ISRAEL, 2012) – Os depósitos de lixo nas colinas hebraicas servem aos assentamentos israelenses na área, e funcionam como fonte de subsistência para 200 famílias do entorno palestino.

Média

3. I Morti Di Alos (The Dead of Alos, ITÁLIA, 2011) – Antonio Gairo é o único sobrevivente do terrível desastre de 1964 que atingiu Alos, uma vila no centro da ilha de Sardenha, que agora é uma melancólica cidade. Assim que suas memórias vem à tona, ele conta a história da vida no vilarejo antes do fatídico evento.

4. Louceiras (Louceiras, BRA-SP, 2013) – O documentário retrata o cotidiano das louceiras da aldeia Kariri-Xocó, em Porto Real do Colégio, Alagoas, e mostra a tradição de confeccionar utensílios de barros, os costumes e os ritos da etnia que vive à margem esquerda do Rio São Francisco.

5. Ortobello – Primo Concorso Di Belleza Per Orti (Ortobello – the first beauty contest for vegetable garden, ITÁLIA, 2012) – No centro social para a terceira idade Casa del Gufo é chegada a época do troféu Ortobello, a primeira competição de beleza entre hortas de vegetais.

6. Wind Of Change (Wind of Change, NORUEGA, 2012) – O filme é um forte documento sobre como as transformações climáticas estão afetando uma família rural do Quênia. Por gerações, os Kisilu foram independentes, cultivando sua própria comida e fazendo o seu próprio dinheiro. Mas quando chegam os efeitos mais aparentes das transformações climáticas, a família já não pode depositar sua confiança nas chuvas.

Curta

7. A Galinha que Burlou o Sistema (Tastes like chicken? BRA-SP, 2012) – Numa granja industrial, uma galinha tem uma visão: toma consciência da engrenagem que rege a sua vida e determina o seu destino. Mesmo enclausurada entre milhões de galinhas que não compartilham de sua angústia, ela acredita que a vida pode ser diferente.

8. Dona Romana e o Grande Eixo da Terra (Idem, BRA-GO, 2011) – Um mergulho no universo fantástico de Dona Romana, com sua arte intrigante e cheia de mistérios, cujo fundamento é manter o equilíbrio do eixo da terra.

9. A Onda Traz o Vento Leva (Ebb and Flow, BRA-PE, 2012) – Rodrigo é surdo e trabalha numa equipadora instalando som em carros. O filme é uma jornada sensorial sobre um cotidiano marcado por ruídos, vibrações, incomunicabilidade, ambiguidade e dúvidas.

10. Destimação (Pet Bird, BRA-GO, 2012) – Um papagaio é seduzido pelas belas imagens de uma caixa de luz e atrapalha a convivência mórbida do recinto.

11. Sanã (Idem, BRA-MG, 2013) – No interior do Estado do Maranhão, um menino e suas buscas pela imensidão da paisagem.

12. Simulacrum Praecipitii – A Visão do Abismo (Simulacrum Praecipitti – The Vision of the Abyss, BRA-SP, 2013) – Alessio Ortu percorre os labirintos da vertiginosa Cracolândia de São Paulo fotografando de perto usuários de crack. Nos rostos degradados pela droga, Alessio quer enxergar seus monstros ou vestígios de humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, sugestões e críticas: