quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O lixo é uma responsabilidade de todos



Você já parou para pensar o que acontece com o lixo que sai da sua casa? E que o futuro desse material depende muito da sua atitude? Quando o cidadão encaminha o lixo para a reciclagem, além de evitar mais acúmulo de material nos aterros, garante que menos recursos naturais sejam extraídos para a fabricação de outros produtos e contribui para a geração de emprego e renda de muitos trabalhadores.
A separação correta do lixo na fonte, ou seja, dentro de casa, também evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, diminuindo os custos de reciclagem. A população pode colaborar participando da entrega “Porta a Porta”, levando aos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) ou diretamente aos centros de triagem.
DICAS - Todo o lixo que pode ser reaproveitado deve ser separado do lixo orgânico, também chamado de lixo úmido, composto por restos de frutas, verduras e outros alimentos. Caso a sua opção seja a coleta Porta a Porta ou os centros de triagem, não é necessário separar o lixo em papel, plástico, vidro e alumínio. Um cesto grande para secos é o suficiente. A separação só deve ser feita para o descarte nos PEVs.
Não se esqueça de passar água nos materiais recicláveis para retirar resíduos, evitando contaminação e odor forte. Algumas embalagens como as caixas de leite precisam passar por uma limpeza simples. Uma dica é deixar os recicláveis dentro da pia na hora de lavar a louça, aproveitando a água usada para enxaguar os pratos. Depois é só colocar para secar e reservar para a reciclagem.

Fonte: http://especiais.ne10.uol.com.br/coleta-seletiva/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, sugestões e críticas: